domingo, 4 de dezembro de 2011

DESCOLORAÇÃO & DERIVADOS

Descolorações

Quando se pensa em tingir o cabelo, é quase sempre necessária uma descoloração prévia. A descoloração tem sido popularmente considerada um processo que estraga o cabelo. É certo que a descoloração pode danificar o cabelo, mas com os cuidados certos pode ser um processo bem sucedido para alcançar a cor desejada. Primeiramente, se você pretende pintar o cabelo com uma cor exótica ou com anilina, fique previamente avisado que você vai precisar descolorir o cabelo antes.
Descoloração é o nome do processo que retira a pigmentação natural do cabelo, para que um pigmento de outra cor possa se fixar nos fios. É uma alternativa às tintas loiras e um método para quem quer ficar com o cabelo mais claro. Atualmente, os produtos utilizados na descoloração são menos agressivos à saúde do cabelo, tornando o processo menos prejudicial.
Alguns cuidados são essenciais para evitar maiores danos. Primeiro, esteja ciente de que não se deve fazer uma descoloração se o seu cabelo já estiver muito danificado, quebradiço, ou ressecado. Fazer uma hidratação antes da descoloração ajuda a prevenir o ressecamento. Se o seu cabelo já foi tingido com uma cor muito escura, o cuidado com a saúde do cabelo deve ser dobrado ao fazer descolorações, e será necessário um número maior de descolorações até alcançar-se o tom desejado.
A descoloração pode ser feita de quinzenalmente, se os fios aparentam-se saudáveis, e se constantemente hidratados, ou mensalmente caso o cabelo não esteja muito saudável – mas sem esquecer-se de trata-lo periodicamente.
Existem diversos volumes de água oxigenada, e normalmente não se sabe qual se deve usar para a descoloração. Na tabela abaixo há as características e o efeito de cada volume:

VOLUME
RESULTADO
10 volumes
Abre as escamas do cabelo para receber a cor escura. Não clareia o cabelo.
20 volumes
Usada nos processos de SoapCap (ver item 4 desta seção), clareia levemente e retira pigmentos de outras colorações.
30 volumes
A mais utilizada para todas as funções acima e ainda para clarear bem o cabelo. A mais recomendada para descolorações.
40 volumes
Para deixar o cabelo platinado, branco ou prata. Com o efeito mais forte, não é recomendável descolorir repetidas vezes com esse volume.

A proporção de descolorante para água oxigenada é de uma parte de descolorante para duas partes de água oxigenada, a menos que outra proporção esteja indicada na embalagem. O tempo médio que a mistura deve permanecer no cabelo é de 30 a 50 minutos. Superado este tempo, o produto não age mais.
Todo tipo de alisamentos e relaxamentos à base de amônia tendem a deixar o cabelo danificado. Se você pretende descolorir, o melhor é não realizar estes processos antes, para não danificar ainda mais o cabelo. Se você pretende usar alguma tintura sem amônia, de pigmentos vegetais, o ideal é descolorir primeiro, fazer o alisamento em seguida, e só por fim aplicar a tintura de pigmento vegetal.
Se você decidiu descolorir em casa, é só seguir esses passos básicos.

Materiais Necessários:
Recipiente (não metálico)
Pincel
Água Oxigenada volume 30
Descolorante rápido
Luvas

Instruções:
Coloque a água oxigenada e o descolorante no recipiente, numa proporção duas partes de oxigenada para uma de descolorante e misture bem. Faça este processo sem lavar o cabelo, pois a oleosidade natural dos fios vai ajudar a protegê-los, e ajuda a evitar feridas e ardência no couro cabeludo também. Aplique na parte do cabelo que você deseja descolorir, e deixe agir por até 40 minutos. Caso você deseje uma cor ainda mais clara, não deixe mais tempo: faça duas aplicações de 25 minutos cada. Enxague bem em seguida, e hidrate bastante.
Não aplique se o couro cabeludo já estiver ferido. Se o produto começar a arder e ferir o couro cabeludo, enxague imediatamente.  É possível que o descolorante não deixe o cabelo loiro logo na primeira aplicação. O ideal é refazer o processo quinzenalmente até alcançar o tom desejado – sem esquecer-se de hidratar e reconstruir o cabelo sempre.


 

Créditos: @COLORACAOEXOTIC - Youtube

 

 

Decapagem

Algumas vezes, as tinturas possuem pigmentos que se unem à fibra capilar, e tornam difícil sua retirada, mesmo que com descoloração. Para retirar estes pigmentos, existe um processo chamado decapagem. O processo consegue retirar facilmente as cores mais difíceis de remover, com a tintura preta, anilina vermelha ou rosa e o azul de metileno. Os cabelos mais danificados não devem passar por este processo, que é um tanto mais agressivo que a descoloração.

Produtos Necessários:
Água Oxigenada (volumes 20 a 40), dependendo do resultado desejado.
Pó descolorante azul
Anilina azul, se o caso for para retirar anilina rosa ou vermelha.
Shampoo anti-resíduos

Instruções:
Misture a água oxigenada com o pó descolorante, numa proporção 2:1. Adicione uma porção de shampoo anti-resíduos e uma pequena quantidade de anilina. Aplique nos cabelos como se fosse uma descoloração.  Enxágue bem e mantenha o cabelo hidratado sempre.

DekapColor

Trata-se de um produto clareador que não agride os cabelos, ideal para remoção de pigmentos artificiais (tinturas e tonalizantes), deixando o cabelo no tom necessário para receber uma nova tintura. Deixa os cabelos num tom uniforme, evitando que a tintura posterior adquira diversos tons diferentes. Ajuda no processo de clareamento dos fios, pois, deixando-os sem pigmentos artificiais, a descoloração fica mais fácil. Para aqueles que possuem nos cabelos alisamentos à base da amônia e não podem descolorir, o DekapColor pode agir como um clareador sobre a área já colorida, deixando mechas mais claras, ou fazendo luzes.
O DekapColor pode funcionar como um renovador de cores também. Se deixa-lo agir nos fios já tingidos há semanas por apenas 5 a 10 minutos, ele devolve o brilho e não muda a cor. Com uma aplicação simples e rápida, a mistura dos produtos contidos na embalagem deve permanecer agindo nos fios por até 30 minutos, e em seguida é só lavar. Pode-se repetir o processo no mesmo dia caso o resultado ainda não tenha sido alcançado. É importante lembrar que os cabelos devem estar quase secos antes de aplicar uma nova tintura.
O produto custa entre R$35,00 e R$45,00 e pode não funcionar perfeitamente com cores exóticas.


Créditos: @dakisedemu - Youtube

SoapCap

SoapCap é o nome dado a uma descoloração mais suave, com menos concentração de agentes químicos que deterioram o cabelo. Ele é usado para clarear tons mais leves, e dificilmente funciona com cabelos mais escuros ou tintura preta. Para fazer em casa:
Produtos:
Uma medida de água oxigenada (volumes 20 ou 30), dependendo da cor da tintura a ser retirada
Uma medida de shampoo (de preferência anti-resíduos)
Meia medida de descolorante sem amônia (de preferência)

Instruções:
 Misture bem o shampoo, a água oxigenada e o descolorante até obter uma mistura homogênea. Deixe agir por 40 minutos no cabelo e enxágue a seguir. Caso precise repetir o procedimento, dê um intervalo de no mínimo dois dias, e faça hidratações no cabelo nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário