quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AZUL DE METILENO


O Azul de Metileno é um remédio, facilmente encontrado em farmácias – e também utilizado para pintar o cabelo com um tom azul vibrante. É importante lembrar que, quanto mais claro o cabelo, mais vibrante ficara o tom de azul, para isso descolorir é essencial.
Lembrando que, se o cabelo estiver com um tom amarelado após a descoloração, ao tingir com o azul de metileno, ele ganhará um tom esverdeado. Para resolver este problema, basta aplicar não apenas o Azul de Metileno puro, mas sim juntamente com a Violeta Genciana e creme de pentear. Basta mistura tudo e aplicar no cabelo seco, deixando agir por no mínimo duas horas. Se você adicionar umas gotas de anilina azul o tom de azul ficará ainda mais vibrante.
Vale lembrar que o Azul de Metileno é difícil de retirar do cabelo depois, levando certo tempo para desbotar e exigindo diversas aplicações de descoloração e DekapColor. Se a intenção é deixar o cabelo azul, você deve estar disposto a não poder mudar a cor por certo tempo.



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TINTAS CONVENCIONAIS

Para todos aqueles que querem inovar, deixando o cabelo com cores não comuns - fugindo do loiro, castanho ou preto – não existem apenas métodos alternativos para alcançar tais cores. No mercado, há diversas tinturas com essas cores diferenciadas.
Nem todas elas fornecem um bom resultado, e aquela que atende à todas as expectativas é vendida apenas pela Internet. 

A Exotic, melhor produto nacional, não tem muito tempo no mercado e é vendida online, já que os fornecedores possuem estoque apenas em Fortaleza.
Uma alternativa – não tão boa quanto a Exotic – é a coleção Jeans Color da Alfaparf. Existem tintas com menos brilho e vida, mas que duram mais tempo no cabelo, como a Manic Panic, e outras que possuem ótimos tons e duram um pouco menos, como a Punky Color. 

Para todos os veteranos na arte de pintar o cabelo com cores exóticas, a mais recomendada é a tintura importada Special Effects. Cores vivas, chamativas, brilhantes e com uma boa duração. O conteúdo também rende bastante.
Lembrando que, é necessário descolorir o cabelo antes de aplicar tinturas de cores exóticas.


 Foto Ilustrativa de algumas cores da Special Effects.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Apostando no Vermelho

Existe uma variedade imensa de tons de vermelhos, e uma insegurança para saber que tom combina melhor com o tom da pele. Basicamente, o tom varia pessoalmente, mas existem alguns padrões que são úteis para não errar na hora de escolher a tinta.

As peles mais claras podem apostar nos vermelhos desbotas e os loiros dourados avermelhados.
As pessoas de pele orientais ficam melhores com as variações de vermelho que seguem com um tom de mogno ou um castanho avermelhado.
Para as peles morenas, os vermelhos mais profundos, com um toque de marrom, combinam melhor. Eles são mais neutros e entram em harmonia com o tom da pele.

Para alcançar um tom ruivo natural, tão almejado mas nem sempre conseguido, o ideal é descolorir o cabelo e aplicar uma mistura de loiro acobreado e dourado.

Para Manter o Loiro

Manter um cabelo loiro requer muitos cuidados e diferentes processos. É normal que, ao se descolorir, o cabelo tenha um tom amarelado, cor de gema de ovo. Para amenizar este problema, o ideal é aplicar tinturas mais claras, de números 11 ou 12 na tabela de tons. É preciso manter o cabelo muito bem hidratado, já que os processos de descoloração e tintura tendem a ressecar os fios – e quanto mais claro, mais visíveis estarão as quebras e o ressecamento. Manter um cabelo loiro exige paciência e cuidado, principalmente.

Para Tirar o Amarelado

O cabelo loiro tende a amarelar com o tempo. Este processo é normal, mas um loiro amarelado não é o resultado desejado. Tudo que se almeja é um loiro claro e acinzentado. Quanto mais escuro o cabelo, quanto mais difícil de descolorir, mais difícil será alcançar este tom. Para tentar alcançar este tom acinzentado, existem alguns truques.

Shampoos e cremes azuis, cinzas ou roxeados: Eles ajudam a quebrar o tom amarelado dos cabelos.

Violeta genciana: se misturada a um shampoo branco, numa proporção de 5 gotas para um frasco de 200 ml, quebra o amarelado, deixando o cabelo (desde que este já esteja loiro claro), num tom acinzentado. Outro método é misturar 5 gotas em um copo d’água e aplicar no cabelo. Não misture violeta genciana ao condicionador, ela pode manchar as partes mais claras do cabelo com um tom arroxeado. 

Para deixar o cabelo extremamente cinza, os tonalizantes cinzas podem resolver. O pode não ser o esperado: o cabelo pode ficar com uma aparência grisalha.

DESCOLORAÇÃO & DERIVADOS

Descolorações

Quando se pensa em tingir o cabelo, é quase sempre necessária uma descoloração prévia. A descoloração tem sido popularmente considerada um processo que estraga o cabelo. É certo que a descoloração pode danificar o cabelo, mas com os cuidados certos pode ser um processo bem sucedido para alcançar a cor desejada. Primeiramente, se você pretende pintar o cabelo com uma cor exótica ou com anilina, fique previamente avisado que você vai precisar descolorir o cabelo antes.
Descoloração é o nome do processo que retira a pigmentação natural do cabelo, para que um pigmento de outra cor possa se fixar nos fios. É uma alternativa às tintas loiras e um método para quem quer ficar com o cabelo mais claro. Atualmente, os produtos utilizados na descoloração são menos agressivos à saúde do cabelo, tornando o processo menos prejudicial.
Alguns cuidados são essenciais para evitar maiores danos. Primeiro, esteja ciente de que não se deve fazer uma descoloração se o seu cabelo já estiver muito danificado, quebradiço, ou ressecado. Fazer uma hidratação antes da descoloração ajuda a prevenir o ressecamento. Se o seu cabelo já foi tingido com uma cor muito escura, o cuidado com a saúde do cabelo deve ser dobrado ao fazer descolorações, e será necessário um número maior de descolorações até alcançar-se o tom desejado.
A descoloração pode ser feita de quinzenalmente, se os fios aparentam-se saudáveis, e se constantemente hidratados, ou mensalmente caso o cabelo não esteja muito saudável – mas sem esquecer-se de trata-lo periodicamente.
Existem diversos volumes de água oxigenada, e normalmente não se sabe qual se deve usar para a descoloração. Na tabela abaixo há as características e o efeito de cada volume:

VOLUME
RESULTADO
10 volumes
Abre as escamas do cabelo para receber a cor escura. Não clareia o cabelo.
20 volumes
Usada nos processos de SoapCap (ver item 4 desta seção), clareia levemente e retira pigmentos de outras colorações.
30 volumes
A mais utilizada para todas as funções acima e ainda para clarear bem o cabelo. A mais recomendada para descolorações.
40 volumes
Para deixar o cabelo platinado, branco ou prata. Com o efeito mais forte, não é recomendável descolorir repetidas vezes com esse volume.

A proporção de descolorante para água oxigenada é de uma parte de descolorante para duas partes de água oxigenada, a menos que outra proporção esteja indicada na embalagem. O tempo médio que a mistura deve permanecer no cabelo é de 30 a 50 minutos. Superado este tempo, o produto não age mais.
Todo tipo de alisamentos e relaxamentos à base de amônia tendem a deixar o cabelo danificado. Se você pretende descolorir, o melhor é não realizar estes processos antes, para não danificar ainda mais o cabelo. Se você pretende usar alguma tintura sem amônia, de pigmentos vegetais, o ideal é descolorir primeiro, fazer o alisamento em seguida, e só por fim aplicar a tintura de pigmento vegetal.
Se você decidiu descolorir em casa, é só seguir esses passos básicos.

Materiais Necessários:
Recipiente (não metálico)
Pincel
Água Oxigenada volume 30
Descolorante rápido
Luvas

Instruções:
Coloque a água oxigenada e o descolorante no recipiente, numa proporção duas partes de oxigenada para uma de descolorante e misture bem. Faça este processo sem lavar o cabelo, pois a oleosidade natural dos fios vai ajudar a protegê-los, e ajuda a evitar feridas e ardência no couro cabeludo também. Aplique na parte do cabelo que você deseja descolorir, e deixe agir por até 40 minutos. Caso você deseje uma cor ainda mais clara, não deixe mais tempo: faça duas aplicações de 25 minutos cada. Enxague bem em seguida, e hidrate bastante.
Não aplique se o couro cabeludo já estiver ferido. Se o produto começar a arder e ferir o couro cabeludo, enxague imediatamente.  É possível que o descolorante não deixe o cabelo loiro logo na primeira aplicação. O ideal é refazer o processo quinzenalmente até alcançar o tom desejado – sem esquecer-se de hidratar e reconstruir o cabelo sempre.


 

Créditos: @COLORACAOEXOTIC - Youtube

 

 

Decapagem

Algumas vezes, as tinturas possuem pigmentos que se unem à fibra capilar, e tornam difícil sua retirada, mesmo que com descoloração. Para retirar estes pigmentos, existe um processo chamado decapagem. O processo consegue retirar facilmente as cores mais difíceis de remover, com a tintura preta, anilina vermelha ou rosa e o azul de metileno. Os cabelos mais danificados não devem passar por este processo, que é um tanto mais agressivo que a descoloração.

Produtos Necessários:
Água Oxigenada (volumes 20 a 40), dependendo do resultado desejado.
Pó descolorante azul
Anilina azul, se o caso for para retirar anilina rosa ou vermelha.
Shampoo anti-resíduos

Instruções:
Misture a água oxigenada com o pó descolorante, numa proporção 2:1. Adicione uma porção de shampoo anti-resíduos e uma pequena quantidade de anilina. Aplique nos cabelos como se fosse uma descoloração.  Enxágue bem e mantenha o cabelo hidratado sempre.

DekapColor

Trata-se de um produto clareador que não agride os cabelos, ideal para remoção de pigmentos artificiais (tinturas e tonalizantes), deixando o cabelo no tom necessário para receber uma nova tintura. Deixa os cabelos num tom uniforme, evitando que a tintura posterior adquira diversos tons diferentes. Ajuda no processo de clareamento dos fios, pois, deixando-os sem pigmentos artificiais, a descoloração fica mais fácil. Para aqueles que possuem nos cabelos alisamentos à base da amônia e não podem descolorir, o DekapColor pode agir como um clareador sobre a área já colorida, deixando mechas mais claras, ou fazendo luzes.
O DekapColor pode funcionar como um renovador de cores também. Se deixa-lo agir nos fios já tingidos há semanas por apenas 5 a 10 minutos, ele devolve o brilho e não muda a cor. Com uma aplicação simples e rápida, a mistura dos produtos contidos na embalagem deve permanecer agindo nos fios por até 30 minutos, e em seguida é só lavar. Pode-se repetir o processo no mesmo dia caso o resultado ainda não tenha sido alcançado. É importante lembrar que os cabelos devem estar quase secos antes de aplicar uma nova tintura.
O produto custa entre R$35,00 e R$45,00 e pode não funcionar perfeitamente com cores exóticas.


Créditos: @dakisedemu - Youtube

SoapCap

SoapCap é o nome dado a uma descoloração mais suave, com menos concentração de agentes químicos que deterioram o cabelo. Ele é usado para clarear tons mais leves, e dificilmente funciona com cabelos mais escuros ou tintura preta. Para fazer em casa:
Produtos:
Uma medida de água oxigenada (volumes 20 ou 30), dependendo da cor da tintura a ser retirada
Uma medida de shampoo (de preferência anti-resíduos)
Meia medida de descolorante sem amônia (de preferência)

Instruções:
 Misture bem o shampoo, a água oxigenada e o descolorante até obter uma mistura homogênea. Deixe agir por 40 minutos no cabelo e enxágue a seguir. Caso precise repetir o procedimento, dê um intervalo de no mínimo dois dias, e faça hidratações no cabelo nesse período.