quarta-feira, 6 de julho de 2011

SAÚDE DA CABEÇA AOS PÉS

Hidratação, cauterização, leave-in, reparadores de ponta. Tudo isso é utilizada para recuperar a saúde dos fios ressecados e sem vida. Mas de nada adianta tanto esforço interior se o cuidado com o interior não existir. Se nós somos o que comemos e nossos cabelos fazem parte de nós, a alimentação, o exercício físico e todos os outros cuidados com o corpo influenciam e muito na aparência dos fios.
Como saúde é beleza, e o organismo de cada pessoa é diferente, vamos separar o que se deve evitar e o que se deve consumir para cada tipo sanguíneo. Esta é chamada a dieta do sangue, que não tem como objetivo apenas emagrecer, mas sim manter um estilo de vida saudável de acordo com o que pede o metabolismo.

Para o tipo sanguíneo de tipo O, o mais comum e mais antigo na população humana, o ideal é consumir produtos de origem animal todos os dias. Eles têm um aparelho digestivo forte, produzem muito suco gástrico, essencial para se digerir a carne. Mas esse excesso de suco gástrico é o que causa problemas estomacais como a gastrite e as úlceras. Os vilões para esses organismos são os derivados do leite, o trigo, os grãos e a aveia. Esses indivíduos possuem, no geral, um sistema imunológico ativo e resistente, e reagem bem ao estresse se praticarem atividade física.
Para essas pessoas, o ideal é consumir carnes bovinas, de avestruz ou cordeiro, bacalhau fresco, salmão e linguado. Os laticínios bem vindos são o queijo mozzarella, o tofu e o leite de soja. Frutas que devem ser incluídas na dieta são ameixas – sejam elas frescas ou secas, pretas ou vermelhas – e figo. Na área das verduras, recomenda-se espinafre, brócolis, alcachofra, acelga, cebola e escarola. A maioria dos cereais, pães e massas podem ser consumidas com frequência, com exceção de aveia, trigo,pão branco, semolina e cuscuz.
Deve-se evitar carne de porco e suas derivadas, polvo, salmão defumado e caviar, laticínios em geral, incluindo a maioria dos queijos, iogurte, creme de leite, o próprio leite e sorvete. Frutas como coco, morango, laranja e amora devem ser evitadas. Berinjela, milho, repolho e champignon não devem ser consumidos constantemente.
Para aqueles que querem perder uns quilinhos e pertencem a esse grupo sanguíneo, há alguns alimentos que ajudam nesse processo. Algas, peixes e frutos do mar, sal iodado, espinafre, carne vermelha, couve-manteiga e brócolis são os principais ajudantes. Em contrapartida, os vilões que ajudam a ganhar peso são o trigo e seus derivados, couve-de-bruxelas, lentilha, feijão, couve-flor, milho e repolho.

Para as pessoas que possuem o tipo sanguíneo A, segundo tipo mais comum, o melhor mesmo é o vegetarianismo. O aparelho digestivo delas é sensível, e com dificuldade digere as proteínas e gorduras originárias da carne, por produzirem menos suco gástrico. São mais suscetíveis às doenças como câncer, diabetes e problemas cardíacos. Alimentos como grãos, peixes, frutas, legumes, comidas frescas, soja e produtos orgânicos, são essenciais. O sistema imunológico é um tanto tolerante, e para reagir ao estresse o recomendado é relaxar.
Abuse de carne de avestruz, peru ou frango, sardinha, truta, bacalhau fresco e salmão fresco. Do grupo dos laticínios pode apostar em tofu, queijo de soja e leite. Frutas diversas como abacaxi, damasco, limão, ameixa, cereja, amora e figo são muito bem-vindas. Acelga, brócolis, cebola, espinafre, alcachofra e cenoura são bem aceitáveis. Entre as massas, pães e cereais, são aceitáveis: pão de farinha de soja, arroz, soja, aveia e farinhas de centeio.
Devem-se evitar carnes bovinas, de cordeiro, de porco, vitela ou cordeiro, camarão, polvo, ostra, caranguejo, caviar, marisco, mexilhão e ostra. Não consumir leite e seus derivados como manteiga, sorvete, creme de leite e requeijão com frequência. Frutas como banana, papaia, coco e laranja também devem ser evitadas. Verduras como tomate, berinjela e repolho não são indicadas. Pão preto, pão integral, farinha branca, gérmen de trigo e farinha de trigo integral não fazem muito bem a esses organismos também.
Para perder peso, os alimentos que podem ajudar são verduras, óleos vegetais, feijão de soja, diversos pratos com soja e abacaxi. Os alimentos que facilitam o ganho de peso são a carne, o feijão mulatinho, grandes quantidades de trigo e os produtos do leite.

Grupo de minoria da população, o grupo sanguíneo B se entende bem com os laticínios, e podem se adaptar com ou sem carne. O sistema imunológico desses indivíduos é bem forte, e reage ao estresse com a criatividade. O cardápio desse tipo sanguíneo deve incluir carnes como carneiro, cordeiro, coelho, peru e ovos; peixes como bacalhau, linguado e salmão; frutas como banana, ameixa, uva e abacaxi; verduras como brócolis, cenoura, couve, beterraba e repolho; cereais, pães e massas como arroz integral, pão de aveia e aveia; e laticínios como iogurte, leite, mozzarella e ricota. No cardápio, evite carnes de porco (inclusive presunto), pato e frango. Entre os peixes, evite anchova, caranguejo, marisco, polvo, camarão, lagosta, ostra e mexilhão. Dos laticínios os únicos a serem evitados são queijo fundido e roquefort e sorvete com leite. Procure não abusar d e carambola, coco, caqui e romã. Não consuma muita azeitona, tomate, milho verde e alcachofra. Entre as massas, pães e cereais, evite centeio, farinha de trigo, milho e arroz selvagem.
Os alimentos que ajudam a perder peso são: ovos, carne, chá de alcaçuz, leite e derivados (desde que com baixo teor de gordura) e verduras diversas.

O grupo sanguíneo mais raro, o tipo AB é o mais eclético, necessitando de uma alimentação mais diversa e em porções equilibradas. O sistema imunológico tende a ser mais tolerante, reagindo a mudanças de alimentação ou de ambiente mais visivelmente. Deve consumir de tudo: desde carne e peixe, até laticínios, legumes, frutas, verduras e cereais.
Para um cardápio mais rico, prefira carnes de carneiro, cordeiro, coelho e peru. Entre os peixes, prefira atum, cavala, sardinha, truta e bacalhau. Dos laticínios, pode apostar na coalhada, mozzarella, ricota, iogurte e queijo cottage. Entre as frutas, prefira abacaxi, cereja, kiwi, uva, figo e ameixa. Abuse de aipo, beterraba, berinjela, brócolis, pepino, alho e couve. Prefira arroz, farinha de centeio, farinha de trigo e aveia nas porções de cereais.

Evite carne bovina, de frango, de porco (até mesmo presunto), búfalo e vitela. Não aposte muito em anchova, camarão, caranguejo, siri, ostra, mexilhão e lagosta. Dos laticínios, evite leite integral, creme de leite, queijo parmesão, brie, provolone, roquefort e sorvete cremoso. Entre as frutas, fuja de banana, goiaba, laranja, caqui e manga. Das verduras, evite alcachofra, milho, pimentão, rabanete e nabo. Entre os carboidratos, farinha de cevada, farinha de milho, cereais matinais e amido de milho não são muito bem-vindos.
Para este grupo, os alimentos que ajudam a perder peso são: abacaxi, couve-manteiga, produtos do leite e tofu. Em contrapartida, os alimentos que ajudam a ganhar peso são trigo, feijão mulatinho, milho, nozes, sementes e carne vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário