quinta-feira, 21 de julho de 2011

TUDO SOBRE HIDRATAÇÃO

Hidratar o cabelo semanalmente (ou quinzenalmente) é essencial para mantê-lo com brilho, vida e saudáveis. O processo básico consiste em lavar bem o cabelo, aplicar uma máscara hidratante – com uma boa qualidade – e, deixando os cabelos preferencialmente sob o efeito de uma touca térmica, deixar agir por 20 minutos à meia hora e enxaguar. Juntamente com a máscara hidratante podem ser adicionadas vitaminas para o cabelo e ampolas restauradoras de fios, se assim desejar.
A hidratação ajuda a reconstruir os fios, alisar, dar brilho, fortificar e repor os lipídios do cabelo.
A touca térmica, apesar de opcional, ajuda a aumentar o efeito da máscara capilar, principalmente nas hidratações caseiras, pois sob o efeito do calor os produtos possuem uma melhor atuação sobre a haste capilar. Como substituto da touca, uma toalha quente sobre os cabelos ainda úmidos possui a mesma ação.
Nem sempre maior tempo com um determinado produto designa que ele é mais bem aproveitado. Alguns produtos prometem ação em menos tempo que outros, e estes são mesmo eficazes, e sem a necessidade de estar sob uma fonte de calor – o que os torna mais práticos, podendo ser aplicados durante o banho.
Os cabelos que utilizam processos químicos periodicamente, como tinturas e processos para alisar, necessitam de cuidados semanais. O recomendado é que se passe pela analise de um cabeleireiro profissional. Ele poderá dizer com certeza o estado no qual se encontra o seu cabelo e indicará o tratamento mais adequado.
As máscaras hidratantes tem um resultado melhor no cabelo do que o comum condicionador, até mesmo por agirem por mais tempo no cabelo e possuírem mais proteínas e ceramidas. Mas seguir as instruções de uso é imprescindível.
É importante enxaguar completamente o produto hidratante do cabelo na hora de retirá-lo: mantê-lo nos fios pode deixa-los com aspecto não maleável, rígido e não trazer o resultado esperado. Também não troque o creme de pentear por máscara hidratante. As máscaras não foram feitas para permanecer nos fios, já os cremes de pentear foram feitos para não precisarem ser enxaguados.
Cabelos oleosos, diferentemente dos ressecados, possuem sua própria proteção natural contra os danos do dia-a-dia, e, portanto, não devem ser submetidos à hidratação semanal. O ideal é que a hidratação para esse tipo de cabelo seja feita quinzenalmente, com um produto recomendado por profissionais.
Utilizar ampolas de hidratação no condicionador também não é recomendável, já que, ao fazer isso, as ampolas seriam aplicadas no cabelo a cada lavagem, e as ampolas foram feitas para um uso único. Coloca-las no condicionador ou usá-las periodicamente anularia seu efeito hidratante.
É importante saber que, pontas duplas são algo que nenhum tipo de tratamento pode recuperar. Ela acontece devido à quebra do cabelo em duas partes, verticalmente, e o ideal é cortá-las. Mas, para evita-las, a hidratação é grande aliada, pois evita o ressecamento, causa comum das pontas duplas.

Um comentário:

  1. Olá, Kleber! Prazer estar aqui e aprender um pouco mais com você que é um profissional muito competente. Eu que nada sabia sobre hidratação dos cabelos, agora já aprendi um pouquinho. Fico muito feliz quando você vai ao meu blog, e ontem foi show você ter dado RT em minha postagem. Ganhei até seguidora no twitter por conta de sua divulgação de ouro, valeu! Forte abraço e que seu final de semana seja iluminado! Deus conosco, Kleber! Obrigado!

    ResponderExcluir